background

Sustentabilidade

ENERGIA E AMBIENTE

Na área da energia e ambiente, a Cerâmica Outeiro do Seixo, S.A desenvolve múltiplos esforços, estando na vanguarda da aplicação das melhores tecnologias disponíveis para o seu sector. No desenvolvimento da sua actividade, garante a máxima protecção ao ambiente, realizando: medidas preventivas na fonte e gestão dos recursos naturais, utilizando as tecnologias menos poluentes para o sector, nomeadamente, consumindo na cozedura dos seus produtos combustíveis renováveis de origem Nacional, resultando em zero emissões de C02 (gás com efeito de estufa).

A Cerâmica Outeiro do Seixo, S.A instalou uma central fotovoltaica com 518 KWp, em que a produção renovável proveniente desta fonte permite uma redução do consumo elétrico à rede de cerca de 30%, resultando numa produção renovável de eletricidade de 650 MWh, o que equivale a uma redução de emissões anuais em cerca de 160 Ton de CO2, ou seja, o equivalente à absorção equivalente de 7300 arvores.
(Factores de conversão: Eletricidade – 0,25 KgCO2e; Absorção – 22 Kg CO2/ árvore)

A empresa elabora uma correcta gestão de resíduos, aplicando a política dos 3 Rs, ou seja, Redução, Reutilização e Reciclagem, e cumpre todos os requisitos legais aplicados ao Ambiente. A actividade industrial associada à empresa, enquadra-se no regime jurídico relativo à Prevenção e Controlo Integrados da Poluição, conforme o descrito no anexo I do Decreto-Lei n.o 194/2000, de 21 de Agosto, tendo sido emitido o TUA (Titulo Único Ambiental) No 20200515000156.

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

A Cerâmica Outeiro do Seixo promove e cria um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos, organizando a sua actividade, realizando a prevenção de riscos profissionais e promovendo a saúde dos trabalhadores. A empresa está continuamente empenhada em:

  • Melhorar e manter as condições de segurança adequadas das suas instalações e equipamentos, de forma a prevenir riscos para os colaboradores e terceiros que possam ser afectados pela actividade da empresa;
  • Realizar avaliações dos riscos profissionais a que estão sujeitos os seus colaboradores;
  • Disponibilizar meios técnicos, humanos e financeiros necessários e adequados para o desenvolvimento, em segurança, de toda a actividade da empresa.